O que ta faltando no Buga Buga?

VOTE AQUI MEU POVO!

Você conconda que o preço do R.U seja R$7,56 o kg? Sim Não Barato demais, homi! Vixe, a gente tem um R.U?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CALOURADA DA UFERSA 2010.2
DIA: 2 DE SETEMBRO
LOCAL: EM FRENTE A UFERSA
HORA: 22:00
BANDAS: PAGODE SAMBA 4, SE AVECHE NÃO E ARROCHA O NÓ
FERA NÃO PAGA ATÉ AS 22:30
CAIPIRINHA FREE ATÉ AS 23:00

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aqui você encontra tudo num só click

sexta-feira, 28 de maio de 2010

III GRANDE SÃO JOÃO CULTURAL DA UFERSA!!!



CLICK PARA AMPLIAR
VOCÊ NÃO VAI PERDER NÉ?
VENHA CARACTERIZADO E CONCORRA A PRÊMIOS!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010



O JORNAL DO DCE DA UFERSA
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5ª Edição – 27 de Maio de 2010


Editorial
Pra você que não acreditava, já estamos na 5ª Edição. Você que nos enviou um e-mail deve está muito curioso, né? Pois ele não está aqui nesta edição, porque ninguém mandou email. Seja bem vindo ao jornal mais quente que o Semi-Árido. Nesta edição as coisas vão pegar fogo, pois temos muitos estudantes colocando a boca no trombone e reclamando muito. Falaremos também sobre o Campus de Angicos, já que lá a galera já está se organizando e até criando seu Centro Acadêmico. Vamos ter também umas colunas novas, chamadas de: Fique por dentro, Aconteceu Ali. Então chega de enrolação e vamos ler “tudin” que ta escrito aqui.

INFORMATIVO DCE

DCE ESAM DA UFERSA – PROJETOS E CONQUISTAS

UM POUCO DA HISTÓRIA DO DCE

Em 2004.2 os estudantes da ESAM estavam revoltados pelo descaso da Diretoria na Universidade. Haviam quadros negros a giz, poucos bebedouros individuais e sem manutenção, não havia vigilância eficaz ( a vila vivia sendo saqueada nos finais de semana e nas férias), os laboratórios não tinham reagentes e soluções para aula prática (os professores tinham que comprar do próprio bolso), a cantina não funcionava, os acessos a universidade estavam em péssimas condições, a iluminação era muito escassa, mal havia ventiladores nas salas de aula, a sala da projeção só podia funcionar até as 17:30 (quem tivesse aula após esse horário tinha que esperar dar 19:00 para ligar, o mesmo acontecia no ginásio que só abria a partir das 20:00 por que a universidade participava de uma campanha da COSERN de redução de consumo de energia.). Isso fez com que desencadeasse uma revolta geral e todos os estudantes pararam de assistir aula por uma semana. Durante esse tempo os estudantes organizados pelos Centros Acadêmicos de Agronomia e Veterinária passaram a fazer todos os dias ASSEMBLÉIAS GERAIS colocando em pauta todas as reivindicações e alimentando a idéia de organização geral dos estudantes. De uma assembléia feita no dia 17 de Dezembro de 2004 sai a votação e aprovação do Estatuto do DCE ESAM que logo se tornou DCE ESAM DA UFERSA com a transformação de Escola Superior para Universidade em 2005. A partir de 2005 começaram as mudanças com a substituição de todos os quadros negros por quadros brancos e pincel a tinta, a troca de alguns bebedouros, produtos de laboratórios entre muitos outros. A universidade não ficou 100%, mas melhorou o suficiente para pelo menos assistir aula tranqüilo.

VOCE SABIA QUE O NOME DO DCE É ESAM (ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE MOSSORÓ)?

Pois é, esse nome veio com a idéia da transformação da Escola Superior em Universidade, daí resolveram homenagear a ESAM.

O QUE O DCE JÁ FEZ POR VOCE!

De 2005 até hoje, o DCE trabalhou muito pela melhoria diária dessa universidade. Entre as conquistas estão: Troca de todos os bebedouros da universidade e dois bebedouros pro ginásio, reabertura do ginásio e distribuição das atividades, aumento no tempo do uso do ginásio, torneios como: INTERCASA, I e II INTERCURSOS, TORNEIO DE VOLEIBOL DE QUADRA E DE AREIA e Futuramente o 1ª COPÃO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO; o R.U entre muitas outras...

DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DO DCE

Ações recentes: Organização da I EXPOFORMATURA de Mossoró, a Quinta do Humor Universitário, a instalação de 6 tomadas na área da cantina para uso de notebooks, o III São João da UFERSA totalmente de graça na frente da UNIVERSIDADE, estamos buscando recursos para baixar o valor do R.U, queremos a administração do NOVO Centro de Convivência que já está em licitação, lutando para que o DCE não saia da Comissão da Vila Acadêmica, maior fiscalização das bolsas de apoio financeiro, garantir que haja representação discente nos departamentos, colegiados, congregações, nas Comissões Próprias de Avaliação - CPA´s que fazem parte do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.



Desabafo dos Estudantes

Paisagismo na UFERSA

"A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim/Tudo é igual, mas estou triste, por que não tenho você perto de mim"
Na UFERSA, além de não ter você perto de mim, estou triste por que não tenho a praça, o banco, as flores e tão pouco o jardim.
É lamentável a inexistência de locais que privilegiem as interações entre os estudantes. A UFERSA, contrariando milhões de anos de evolução que convergiram em um organismo sociável e indo na contramão das mais recentes pesquisas que afirmam que relações interpessoais são um indicador de qualidade de vida, apenas vem contribuindo para a enorme lacuna afetiva a qual somos expostos diariamente na era da frieza das maquinas (veja o sucesso de sites de relacionamentos).
J.G.C.V - ESTUDANTE DA UFERSA

ESPORTES


III INTERCURSOS

Esse ano não haverá intercurso organizado pelo DCE !!!

NATAÇÃO

A equipe de natação da UFERSA inicia em 2010 um treinamento na busca de resultados ainda esse ano, os treinos vão se intensificar para atingir no dia a dia melhores tempos para chegar em competições estaduais e não fazer feio.

NATAÇÃO II

Diante desses esforços, muitos estudantes que participam do treinamento e se dedicam ao esporte, estão se queixando da situação do vestiário “sem chuveiro”, da interdição constante da piscina, do tempo restrito de uso e da falta de horários mais extensos para recreação.



FESTAS E EVENTOS


ARRAIÁ DO VAVÁ

Nestes dias 28 e 29 de Maio acontecerá em Mossoró mais uma edição do Arraiá do Vavá com as bandas Ferro na Boneca, Bonde do Maluco, Thábata Mendes, Leo Magalhães, Forró Danado, entre outras...


EXPOFRUIT 2010

A partir do dia 09 de Junho tem a Exposição de Empresas do ramo da Fruticultura e outros segmentos associados com o Tema: “Misturas do Brasil, a origem dos sabores”. Como todos os anos, deve-se movimentar milhões em negócios durante os três dias do Evento.

I WORKSHOP DE FORMATURAS E EVENTOS – PRODUTOS, SERVIÇOS E BANDAS

Em Agosto você verá a maior feira comercial de formaturas e eventos de Mossoró.
Mais de 35 empresas dos mais diversos segmentos reunidas em dois dias de evento na frente da UFERSA através de uma mega estrutura organizada pelo DCE-UFERSA. Aguardem... O Grande Luau vem aí...

III GRANDE SÃO JOÃO DA UFERSA



Pelo 3ª ano consecutivo o DCE faz um mega Arraiá na Frente da UFERSA com uma super decoração, barraca com comida típica e diversas bebidas, segurança e duas bandas tocando de graça pra galera durante 5 horas. Concurso de Melhor Pessoa Caracterizado, Vestido mais Bonito, Animação e quadrilha improvisada com o puxador Junior da Quadrilha. Vai ser BomKiSó... Não perda...

Mix Eventos apresenta: HALOWEEN – A ORIGEM – cuidado a fera está solta...

Prepare seu fígado por que o haloween esse ano será Open Bar com SKOL, SMIRNOFF, RED LABEL, REFRIGERANTE, AGUA, MELANCIA ATÔMICA, MARACUJÁ DINÂMICO, DISCO VOADOR, RODADAS DE FOGUINHO E COQUETEL. E mais Buffet de frios e petiscos variados. Dia 23 de Outubro vai ser inesquecível pra você, não deixe de comprar sua senha antecipada no primeiro lote promocional em Setembro.


DICA PARA ORGANIZAR UMA FESTA

Procure sempre buscar orçamentos em vários lugares para a compra de bebidas e carnes, pois a variação pode chegar a 30%.


ESTUDANTE DA UFERSA QUE APRESENTAR A CARTEIRA DE ESTUDANTE PAGA R$500,00 A VISTA NA habilitação DE CARRO E MOTO!!!


COZINHANDO COM O CAVERA


Vamos aprender hoje sobre o planejamento da Feira. É difícil né, morar sozinho? Sempre acostumado a Mãe ir ao supermercado, comprar aqueles biscoitos, iogurtes e todas aquelas guloseimas. Bem, antes de ir ao mercado é sempre bom ter tudo bem planejado, você economizará muito tempo se fizer uma lista do que vai comprar, principalmente se ela estiver separada por seção, por exemplo: a seção de carnes, frios (margarinas, requeijão), Cereais (arroz feijão, cuscuz), legumes e verduras, Massas (macarrão, extrato de tomate etc.). Primeiro: na parte de cereais e outros, como arroz, feijão, macarrão, farinha, açúcar, óleo, café, cuscuz e etc...procure comprar logo para todo o mês. Segundo: na parte de legumes e verdura é essencial que se compre semanalmente. Evite desperdício de comida e dinheiro, não compre demais. Tome cuidado com Requeijão e Presunto, deixe sempre embaixo da gaveta do congelador. Tomando essas precauções você se tornará uma pessoa mais livre para estudar e curtir. E lembre-se se forem beber me chame que eu faço o tira-gosto. Abraços a todos e todas.
Vamos aprender hoje um delicioso e fácil MOLHO DE CAMARÃO ideal para massas e guarnições como arroz e batatas gratinadas.

Ingredientes:

6 tomates maduros
1 colher de extrato de tomate
1 cebola grande ralada
4 dentes de alho
2 colheres de azeite de dendê
2 colheres de azeite de oliva
sal e pimenta malagueta à gosto
1 xic de cheiro verde bem picadinho
11/2 kg de camarão miúdo sem casca
1/2 kg de camarão seco sem casca

Preparo

Numa panela funda, deite o dendê e o azeite, a cebola, o alho, o cheiro verde. Refogue um pouco e acrescente os tomates picados sem pele e sem sementes e o extrato de tomate. Se precisar adicione um pouco d'água. Junte os camarões frescos e o camarão seco moído. Tempere com o sal e a pimenta malagueta.
Variação: Você pode deixar esse molho mais espesso (grosso), batendo no liquidificador um pouco de leite de coco e maisena e acrescentar no final do refogamento do camarão. Cuidado para não colocar muito e deixá-lo muito grosso. Se você for fazer essa receita e tiver alguma duvida ligue pra mim no 8808-0582 que explico melhor ou vou fazer pessoalmente onde você estiver.
Você pode deixá-lo mais fino e requintado acrescentado um pouco de manjerona ou noz moscada ralada no final do cozimento.
Você pode servir sobre peixe empanado com arroz branco, misturado a uma massa, misturado com arroz de leite e batata palha... Use sua criatividade.

NUM DEIXA DE SER VERDADE!!!


CLASSIFICADOS

  • Vende-se ou troca-se abraço fraterno, para pessoas depressivas por causa das provas, por motivos de chifre, dentre outros. Interessados ligar para 8808-0582, 9199-8969, 9937-0767, 8108-9403.

  • Distribuidora Cachaça de Minas vende as melhores cachaças em Mossoró. Falar com Lucas no 84 99530904.

  • MIX PRODUÇÕES E EVENTOS - Festas e Eventos com bebida e comida são com a MIX. Fazemos todos os tipos de bebidas (inclusive foguinho), Feijoada, Churrasco, Caldos, etc. Interessados ligar para 8808-0582 ou 9157-9259.

  • Aluga-se uma casa com dois quartos, sala, cozinha, garagem, toda na cerâmica na Rua Almir Pereira, no 04, Costa e Silva próximo ao Viola Lilás contato: 8863-3118 ou 3312-4891.
TA FODA!!! FIQUE DE OLHO!!!

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

Curso: Administração
1 vaga – com bolsa de auxílio: R$ 590,00 + Auxílio Transporte.
Horário do estágio: 08:00 ás 14:00
Pré-requisito:
Sexo Feminino
Conhecimentos em Informática
Até o 4o período
Interessados entrar em contato com o CIEE até o dia 28.05.2010
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA – CIEE
Av. Alberto maranhão, Lisboa Center – sala 10
Para se cadastrar acesse o site:
www.ciee.org.br

ACONTECE NA UFERSA

A QUEM SERVE O R.U?

Você concorda com o valor de R$7,56 o kilo do nosso R.U? Essa é a pergunta que abre o BUGA BUGA ELETRÔNICO NA INTERNET. Quantos estudantes carentes existem na universidade hoje? Você não sabe! Nem eu! Mas sei que são muitos. A Reitoria se preocupa tanto com os estudantes e abre um processo licitatório de R$ 7,56/kg para o nosso R.U fazendo com que os estudantes fiquem revoltados com tal decisão. Em entrevista a 100 estudantes na UFERSA constatamos que 100% estão insatisfeitos e que não comeriam no R.U, justificando que o preço não os atrai nem um pouco. Quem quiser ver a lista dos estudantes entrevistados é só procurar o DCE.

R.U – O PRO REITOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS RESPONDE: POR QUE O R.U NÃO ESTÁ SENDO SUBSIDIADO?

"A PROAC vem informar que, apesar de as obras do Restaurante Universitário(RU) já terem sido concluídas, o funcionamento do mesmo ainda não foi iniciado devido ao atraso na entrega de equipamentos tidos como essenciais (refrigeradores, mesas, cadeiras, máquina de lavar, etc), os quais já estão sendo encaminhados.

O custo da refeição (R$7,56/ kg) estabelecido no processo licitatório, após amplo levantamento de mercado, corresponde ao valor "máximo" que deverá ser cobrado pela empresa vencedora da licitação, que inclusive está ciente da realidade dos RU's de outras universidades federais do Brasil e já estuda maneiras de baratear o custo.
Para o ano de 2010 a UFERSA ampliou em 454% o número de bolsas de assistencia estudantil (não foram computadas bolsas de monitoria, pici, pibic), passando de 115 bolsas no ano de 2009 para 523 no ano de 2010 (1º e 2º semestres nos campi de Mossoró e Angicos). Estas bolsas, cujos valores variam de R$ 70,00 a R$ 260,00, visam auxiliar nas despesas, incluisve de alimentação, dos alunos com vulnerabilidade socioeconomico.

A UFERSA, também, está disponibilizando "2 ônibus"( kadê?), no horário de almoço, para transportar os alunos ao Restaurante Popular, onde é cobrado R$ 1,00 por refeição."

Francisco Xavier - Pro- Reitor de Assuntos Comunitários - PROAC


-
JOSIVAN BARBOSA MENESES FEITOSA – ATUAL REITOR DA UFERSA - ENTREVISTA

1.META DE QUANTOS CURSOS NA UFERSA ATÉ O FINAL DO SEU MANDADO?
-
2.QUANTAS OBRAS ESTÃO EM ANDAMENTO ATUALMENTE NA UFERSA?
-
3.QUANDO OS NOVOS LABORATÓRIOS COMEÇAM A FUNCIONAR?
-
4.O ONIBUS PARA O RESTAURANTE POPULAR VAI CONTINUAR?
-

-
SE LIGUE GALERA

INFORMAÇÕES UTÉIS

JOANA DARC – “DARQUINHA” – CHEFE DO DEPARTAMENTO DE REGISTRO ESCOLAR - DRE
TRANSFERENCIA – PERIODO DE INSCRIÇÃO- PROCEDIMENTO-QUANDO POSSO TRASFERIR – PRÉ-REQUISITOS – AREA TAL PARA AREA FULANO DE TAL.
TRACAMENTO DE DISCIPLINA – INTEREFERE NO CRA?
// DE CURSO
JUBILAMENTO- JÁ ACONTECEU? QUANDO FOI? PODE ACONTECER AINDA?


ESPECIAL CENTRO ACADÊMICO

CADÊ OS CENTROS ACADEMICOS DA UFERSA?

Os Centros Acadêmicos da UFERSA estão cada vez mais enfraquecidos devido à falta de interesse dos estudantes. Se continuar do jeito que ta, vamos já extinguir os mesmos.

CENTROS ACADÊMICOS EXISTENTES!

Ciência e Tecnologia (Mossoró e Angicos), Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola e Administração.

CENTROS ACADEMICOS ATIVOS

Administração, Engenharia Agrícola e Engenharia de Produção
CENTROS ACADEMICOS EM FORMAÇÃO

Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Ecologia.

QUEM NÃO TEM CENTRO ACADEMICO FAZ O QUE?

Procure o DCE para organizar uma Assembléia geral do curso com o “Quorum mínimo de 50% + 1”.

PRA QUE SERVE O SEU CENTRO ACADÊMICO?

“Onde tem C.A tem luta pelos nossos direitos”

O Centro Acadêmico é o núcleo central de toda a rede do Movimento Estudantil. É nosso canal mais próximo ao estudante de cada sala de aula. Só com Centros Acadêmicos fortes e atuantes espalhados pelos quatro cantos do país que poderemos ter um movimento estudantil forte. A força da UNE se assenta na força e representatividade dos Centros Acadêmicos. Por isso é preciso construir e fortalecer essas entidades. Cabe ao C.A realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções para os problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos, ou mesmo questões administrativas.
O C.A deve ser um fiscalizador das atividades da instituição, lutar contra o aumento das mensalidades e contra as ações que firam o direito dos estudantes inadimplentes, por exemplo. Nas universidades públicas, deve observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência na gestão da instituição lutando contra o sucateamento da universidade. O C.A deve, também, organizar atividades acadêmicas (palestras e seminários, festas, confraternizações, a calourada, festivais de arte e cultura, atividades esportivas, etc). Ser um espaço de vivência e de referência para os estudantes do curso. Por ser o principal elo entre os estudantes do curso e as entidades gerais (DCE, UEE e UNE), o Centro Acadêmico deve estar em sintonia com o calendário do movimento estudantil e participar das atividades da UNE e das UEE's.

SEU CURSO TEM FEDERAÇÃO, EXECUTIVA OU CONFEDERAÇÃO?

Procure no Google ou ao coordenador do seu curso e aproveite os congressos estudantis e encontros que há por ai.
Veja os exemplos: Agronomia –CONEA- EREA- FEAB - CONFEA, Administração – ENEAD - EREAD , Engenharia Agrícola – CONEAGRI, Medicina Veterinária – ENEVET – EREVET e assim vai...
.
FERAS

QUANDO EU DEIXO DE SER FERA?

Antigamente no tempo da ESAM se falava muito que o fera deixava de ser fera quando pagasse genética, pois era a disciplina mais difícil da época. Atualmente se especula muito de qual é a disciplina mais difícil de pagar, pois estamos com 13 cursos e cada curso tem uma disciplina mais complicada que a outra. Por isso lanço um desafio a todos os estudantes da UFERSA a mandarem email pro DCE dizendo o seu CURSO e a DISCIPLINA mais difícil para publicar-mos no BUGA BUGA.

QUAL O PIOR FERA?

O pior FERA é aquele do segundo período, que se acha dizendo que não é mais FERA. Então se você conhece alguém do segundo período de qualquer curso, sacaneie-o!

TROTE – LEIS MAIS SEVERAS – PEGAR A PORTARIA NA REITORIA!!!
AQUECIMENTO GLOBAL - FIQUE DE OLHO

ACONTECEU ALI

R.U DA UFRN


Ampliação do RU será concluída em junho

Com a finalidade de melhorar o atendimento a alunos, professores e funcionários da UFRN, o Restaurante Universitário interrompeu suas atividades no mês de janeiro de 2010 para a ampliação de sua capacidade atual.

A reforma foi necessária devido ao crescimento das vagas oferecidas na Instituição e, consequentemente, o aumento no número de alunos que fazem suas refeições no RU. De acordo com Ranke dos Santos, secretário de Assuntos Estudantis da UFRN, a conclusão da obra está prevista para o mês de junho. ´As obras devem ser concluídas até junho para que o restaurante esteja funcionando durante a reunião da SBPC, que será em julho´, informou Ranke.

O público prioritário do RU, que são os alunos das residências e os bolsistas, não foi prejudicado com a paralisação. Segundo o secretário, as refeições estão sendo devidamente fornecidas pelo Hospital Universitário Onofre Lopes, onde os próprios servidores do RU, juntamente com os do HUOL, preparam as quentinhas, que são entregues aos estudantes no Campus Central, em um anexo do próprio RU.

Já os bolsistas recebem uma bolsa alimentação que varia de acordo com a quantidade de refeições que eles fazem na Universidade. Os estudantes que almoçam e jantam na Instituição recebem a quantia de R$ 200,00, e os que apenas almoçam recebem R$ 100,00.

O Restaurante Universitário terá sua capacidade ampliada em 30% e a obra está orçada em R$ 1 milhão e 300 mil. Os recursos são oriundos do REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

SONHO DOS PROFESSORES



MOMENTO DESCONTRAÇÃO




AS PÉROLAS DO ENEM

Os comentários, entre parênteses, são de um dos professores que corrigiu os testes e obviamente ficou perplexo com o alto nível da educação no País!!!

"Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia."
(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

"A natureza brasileira só tem 500 anos e já está quase se acabando."
(Foi trazida nas caravelas, certo?)
"O cerumano no mesmo tempo que constrói também destrói, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos."
(Não conte comigo)

"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefício para o Brasil."
(Vamos trocar o fumacê pelas moto-serras)

"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros".
(Com algumas diferenças básicas...)

"...eles matam não somente os animais mas também os matança de aves peixes também precisam acabar ... os pequenos animalzinhos morrem queimados e asfixados."
(Pelo menos, esse tem bom coração)






E O CORAÇÃO ONDE FICA?











Mande a sua opinião ou coluna fixa.

dceufersa2009@hotmail.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

.
VEM AÍ O EVENTO QUE FALTAVA EM MOSSORÓ...



SE LIGUE NA ESTRUTURA




MAIS DE 30 EMPRESAS DO MAIS DIVERSOS SEGMENTOS DE FESTAS E EVENTOS DE MOSSORÓ, NATAL, RECIFE E FORTALEZA...

terça-feira, 6 de abril de 2010

JORNAL DO DIRETÓRIO ESTUDANTIL DA UFERSA


BUGA BUGA
O JORNAL DO DCE DA UFERSA

____________________________________________________________________________________________________

4ª Edição – 07 de Abril de 2010




Editorial

Olha só que massa, já estamos na 4ª Edição. Você que nos enviou um e-mail deve está muito curioso, ? Pois ele está NÃO ESTÁ aqui nesta edição. Justamente por que não só recebemos um email e que não era nada pro BUGA BUGA. Você que não colocou fé que o jornal iria sair, pois se enganou, ele está aqui, firme e forte.Seja bem vindo ao jornal mais quente que o Semi-Árido. Nesta edição as coisas vão pegar fogo, pois temos muitos estudantes colocando a boca no trombone e reclamando muito. Falaremos também sobre o Campus de Angicos, já que lá a galera já está se organizando e até criando seu Centro Acadêmico. Vamos ter também umas colunas novas, chamadas de: Fique por dentro, Aconteceu Ali. Então chega de enrolação e vamos ler “tudin” que ta escrito aqui.

Expediente: 24 horas no e-mail dceufersa2009@hotmail.com

Local: Pelas cantinas da UFERSA ou qualquer lugar que você me ver, por falta de espaço na Universidade para abrigar o DCE.


Desabafo dos Estudantes

Arborização da UFERSA

Precisamos de mais árvores, essa universidade era pra ter jardins e um bosque onde os estudantes pudessem sentar e descansar, ler ou até estudar numa sombra fresca.”

Pedro Hortêncio - CeT-Mossoró

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Já fiz muitos projetos de arborização e paisagismo pra universidade, cheguei a trabalhar de graça para montar um jardim no Prédio de Sementes, mas as pessoas não respeitavam colocando o carro por cima da grama e até das plantas. Quem quiser fazer um jardinzinho em casa é só ligar 8821-2087.


R.U

Eu vou me formar e nunca vou comer nesse Restaurante daqui da universidade. Que demora!!!”

Angélica da Silva – Agronomia

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Realmente isso é um fato cara Angélica. Já vai fazer dois anos entre a construção e a entrega da obra. Fora que daqui a dois anos, com o crescimento acelerado da universidade, teremos que passar por uma reforma...


Professor

... Estou indignada por que meus professores não sabem dar aula... não entendo nada que eles dizem...tem um que da exercício e nem explica como é que faz....muito difícil estudar desse jeito...”

Patrícia Albuquerque – CeT Mossoró

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Acontece muito e em muitas universidades isso. Os professores chegam com seus doutorados e não sabem LECIONAR... Eles têm todo o conteúdo dominado porem não sabem passar isso pros estudantes...


Editais ultrapassados nas bolsas

Sou do Rio de Janeiro e curso Agronomia na UFRRJSeropédica, e vim pra Mossoró por mobilidade acadêmica. Fui tentar uma bolsa aqui na UFERSA e quando li o Edital vi que estava muito ultrapassado... é um absurdo acontecer um negocio desse... Deveriam rever isso...”

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Isso é tão banal que os próprios funcionários da universidade sabem. Mas ficam de mãos atadas pois tudo depende de um Conselho...


Sinalização dos prédios

Sou fera de CeT e fiquei muito perdida. aqui para achar minhas aulas, não tem placas indicando onde fica os prédios e as numerações das salas praticamente não existem...Fora que quando pergunto a um veterano onde fica tal prédio ele indica outro que não tem nada haver...Sacanagem!!!

Anamara Souza – Medicina Veterinária

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Muito boa idéia Anamara, já estamos providenciando o Oficio e solicitando a instalação dessas placas o mais urgente possível.


Tampas nos Sanitários

Gostaria muito de saber por que em alguns prédios não tem tampa nos sanitários. É uma vergonha uma Universidade Federal está com os banheiros assim, porém parabenizo a equipe de limpeza, pois os mesmo sempre estão limpinhos e cheirosos

Phelipe Duarte - Administração

Resposta do DCE - Fala aí Cavera:

Cavera: Muito bem Phelipe, as tampas já foram solicitadas muito tempo pelo DCE e pelo visto não chegaram ainda, então vamos cobrar!!!

Todas as informções aqui coletadas foram a partir de reclações feitas pelos corredores da UFERSA.


ESPORTES

PRO-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

GINÁSIO

O ginásio já está funcionando. Volei, Futsal, Basquete, Handebol - Masculino e Feminino. Informações com cavera ou no http://www2.ufersa.edu.br/portal/proreitorias/prac

O ginásio já está com a tabela nova. Quem não conseguiu horário ainda tem os horários das 16:00 ás 17:00.

GINÁSIO II

Neste dia 13 e 14 de Abril, ocorrerá no ginásio da UFERSA a I COPA DE FUTSAL DO BCT.

Durante esse periodo oa atividades serão suspensas.

PISCINA

A piscina já está liberada para uso.

Os interessados em participar das aulas de natação devem procurar a PROAC para realizar suas inscrições.

Para utilizar a piscina é obrigatório fazer o exame de pele. As carteiras do exame de pele estão sendo feitas de terça a sexta das 14h às 16h no ginásio de esportes, é necessário levar uma foto.

Veja aqui os horários de utilização da piscina.

FUTEBOL DE CAMPO

O horário do futebol de campo mudou, e está nas Quartas e Sextas-feira.

Continua os horários do Sábado e Domingo.

FUTEBOL AMERICANO DA UFERSA


Domingo, dia 25/10/09, no Estádio Agripinão em Natal/RN, a equipe de futebol americano UFERSA/PETROLEIROS ganhou de 48 x 0 do Natal Troianos, jogo válido pela 1ª rodada do II RN BOWL (Campeonato Estadual de Futebol Americano). Com destaque para os quatro touchdowns de passe e dois corridos, além do touchdown de interceptação da defesa. O atleta João Vitor, aluno do curso de Ciência e Tecnologia, converteu quatro field goal e o aluno Francis “pato rouco”, do curso de Medicina Veterinária, dois tackles.

III INTERCURSOS

Programado para acontecer no segundo semestre. Estamos organizando para ser tudo de graça.

FESTAS E EVENTOS

FORRÓ NO BODE

A partir dessa sexta-feira as 10:00 da manhã te, forró no bode, com o improviso dos nossos amigos Fernando, Enio e o mais um doido ai...

Então já sabe né, novo point da sexta é o Forró no Bode.

Pra quem não sabe onde é o bode ou o que é o bode...pergunte a qualquer veterano que bebe, que ele diz...

BAR DO DCE AGORA É CONVERSAS DE BUTECO

Localizado dentro do complexo ARTE da TERRA, ele é o terceiro quisque entrando na rua ao lado do Arte da Terra. Um cardapio variado e muita cerveja gelada. Ligue o seu som e faça sua festa.

Grandes Pagodões toda SEXTA.

Reservamos o espaço para festas e confraternizações, defesas de monografia entre outros. Ligue 87410935 ou 91579259.


Agenda Samba Nobre


Toda quarta Samba Nobre no Acapulcos;
Dia 03/04 Sábado de aleluia na praça da convivência;
Dia 15 na Boate Number One,
Dia 17/04 no Boleward;

Dia 02 de maio na AABB com Chrigor Ex-Exaltasamba e Forró Danado.

Calourada
Geral da UFERSA

A Calourada da UFERSA desse semestre nos surpreendeu uma atração nacional Jeito Moleque e as bandas local Samba Nobre e Forró Danado. A banda Forró Danado levantou a galera com o estilo namorador e fez a galera dançar muito forró. Mais uma vez quem não comprou a senha antecipada se arrependeu profundamente, pois pagou mais caro na hora. A próxima já sabe , garantam logo sua senha.


Grande Luau do DCE-UFERSA

Quem não gosta de um luau? ? Então pensando nisso vamos fazer uma festa diferente, com muitos ritmos e sensações!!!

A agitação vai ficar por conta das Bandas de Natal Metamorfose e outra aí. O melhor de tudo é que a festa vai ser 100% de graça, a entrada é por conta de CAVERA PRODUÇÕES, que além de proporcionar essa festa diferente vai fazer demonstrações de Baile de Formatura ao mesmo tempo da festa. O mês de Maio vai ficar na Lembrança de todos os estudantes da UFERSA.



PRECISA-SE


Estamos contratando garçon. Interessados procurar Darlan no Pecado da Gula na Av. Dutra em frente ao Hotel Casa Blanca, das 16:00 ás 00:00 ou ligar no 9905-4643.


TATUAGEM ARTISTICAE BODY PIERCING

Gibson Tatoo com 7 anos de experiência.
Potifolio on line: Orkut - estudiogibsontatoo@gmail.com
Contato: gibsontatoo@hotmail.com
Aluno de Graduação de Eng. de Pesca da UFERSA 2010.1


ACONTECE NA UFERSA

R.U ou Restaurante Universitário

Foi anunciado recentemente que o R.U, quando funcionar vai ser no KILO.

O preço está em torno de R$ 7,56 KG. Tendo em vista que muitos estudantes comem bastante (pelo menos 700 gramas), então ficamos num gasto médio de R$ 26,46 por semana com o almoço e mensalmente em torno de R$ 105,84...ou seja...o estudante com essa bolsa oferecida só almoça de Segunda a Sexta e sobra uns trocados pra tomar uma cerveja no Bode.

As licitações do equipamento da cozinha e a empresa que vai fazer o rango já estão em andamento...Praticamente já estão aí... Quem sabe daqui pro fim desse semestre ele começa a funcionar, ?

O sistema de funcionamento do nosso R.U vai ser diferente de todos os modelos ai existente. Enquanto no outros a REITORIA assumiria uma parte dos custos, para baratear a nossa refeição, aqui não vai haver isso, pois a REITORIA NÃO VAI SUBSIDIAR um centavo que seja. Somente serão dadas as bolsas alimentação que foi anunciado no jornal de FATO dia 26 de Março de 2010 era de R$ 180,00 e será pago R$ 120,00... Então onde estão os R$ 60,00 restantes?

Exemplos de Universidades que tem R.U SUBSIADO

UFRN – R$ 3,00 visitantes, R$ 2,00 estudantes e bolsistas de 50% e 100%, residentes NÂO PAGAM.

Subsidio de mais de R$1.000.000,00... por ano....

UFC – R$1,10 Estudantes, R$1,60 Servidores e R$ 2,20 Docentes - residentes NÂO PAGAM. Eles tem uma Opção de Cardapio Vegetariano.

UFPB – Campus de AREIA – 100% subsidiado pela universidade, ou seja, ninguém paga 1 centavo por café da manha, almoço e jantar!!!

UFPB – Campus de João Pessoa –Residentes - 100% subsidiado pela universidade, ou seja, ninguém paga 1 centavo por café da manha, almoço e jantar!!!

UFPE -Em reforma a pelo menos 2 anos. A pouco tempo os estudantes invadiram o R.U e conseguiram baixar o valor de R$ 6,00 almoço e R4 5,20 Jantar em 50%. No entanto querem que seja de graça ou pelo menos R$ 1,00. Os protestos

UFS - Valor do pratro R$ 1,00 - restaurante com acesso a cadeirantes.

UFABC - Com o SUBSIDIO da REITORIA o valor ficou em R$ 2 para carentes e R$ 5,00 para os outros!!!

SE LIGUE GALERA

Site do Curso de Engenharia de Pesca

CLICK AQUI

Email: contato@engenhariadepesca.com

SIGAA

O sigaa chegou revolucionando a UFERSA com o novo sistema de matriculas on line. Houve muitos problemas com disciplinas, turmas e etc, mais é normal, todo inicio é difícil mesmo. Com o tempo as falhas vão sendo consertadas. Creio que as MATRICULAS no próximo semestre serão mais fáceis .

Atraves do Sigaa você pode fazer diversas coisas, entre elas consultar seu histórico, imprimir uma declaração( você não precisa mais levar para carimbar e assinar pois ela já sai do sistema autenticada), consultar apostilas e materiais dos professores, bater um papo com um colega atrevés do CHAT interno, consultar o componente curricular, a estrutura curricular, ter acesso a biblioteca virtual, obter informações sobre bolsas, fazer mercham no forum, entre muitas outras que nem quem criou o sistema sabe ainda...


BIBLIOTECA ON LINE

A biblioteca da UFERSA está totalmente on line, onde vocês podem fazer reservas de livros e consultar se tem algum débito através do sistema EBIBLIO que está dentro do site EBIBLIO

ACONTECEU ALI

Estudantes aderem à greve de professores em Roraima

Entre as reivindicações estão a melhoria da estrutura nas instituições de ensino, bem como condições para que alunos portadores de deficiência tenham acesso à educação de qualidade

Lideranças estudantis da UNE, UBES e UEE-RR aderiram à greve geral promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (SINTER), que começou na segunda-feira, 10 de agosto. Das 95 escolas situadas em Boa Vista, capital do estado, 67 aderiram totalmente e apenas 12 continuam tendo aula normal.

A paralisação dos professores tem sido apoiada em massa pelos alunos, com a presença de diversos estudantes em frente ao Palácio do Governo, local onde os grevistas estão concentrados. No primeiro dia de suspensão de trabalhos, alunos subiram ao microfone para falar sobre as condições precárias com as quais estavam convivendo. Existe uma grande conscientização dos jovens, por parte dos professores, de que as reivindicações dos grevistas vão beneficiar tanto professores quanto alunos.

Uma das reivindicações dos professores é a eleição direta para gestores de escola, com a inclusão do voto de professores, pais e estudantes. Eles também exigem a melhoria das condições de ensino, com climatização das salas, estruturação de laboratórios, utilização de material didático adequado a cada ano, acessibilidade ao ensino para portadores de deficiência, inclusão de LIBRAS como matéria obrigatória no currículo escolar, entre outras.

O presidente da UEE-RR e ex-diretor da UNE, Lucio Villela, aproveitou para pedir melhorias nas condições de ensino da Universidade Estadual de Roraima (UERR). “Há uma série de deficiências estruturais na instituição, que prejudicam os alunos tanto do campus da capital quanto os dos campi do interior”, afirma Villela. Segundo os alunos da UERR, falta até mesmo papel para documentos básicos, como declarações e históricos.

Infelizmente, a greve tem sido contestada por supostas entidades estudantis, as chamadas “entidades de fundo de quintal”, cujas lideranças as utilizam como plataforma política ou como uma possibilidade de conseguirem cargos e favores junto ao governo. A parada também vem sendo bastante criticada por parlamentares da situação, que a consideram inconstitucional, uma vez que não é interessante aos políticos que a população tenha uma educação de qualidade. Ainda não existe data para o fim da paralisação, que só ocorrerá quando os grevistas forem atendidos.

25 de agosto de 2009


INFORMATIVO DCE

Devido ao roubo da Mochila com o dinheiro das Carteiras de Estudante ocorrido na semana da Ferajoada, as carteiras saírão com um pouco de atraso. Por favor tenham paciencia que tudo vai dar certo.

E quem quiser fazer ainda, estaremos fazendo até o final de Abril.

Procurar Cavera com Formulario, Foto e o Valor da carteira em mãos!

Já está a venda pela universidade a RIFA do DCE para a recuperação do dinheiro roubado das cateiras. Ela custa somente R$ 1,00 e você pode ganhar 4 senhas para a festa do dia 24 desse mês com Biquini Cavadão, Aviões e Solteirões do Forró. O sortei será dia 23.04.

SONHO DOS PROFESSORES

PRAXEDES – Reprovar alguém.

JANILSON – Terminar as listas

JORGE - Lecionar na USP.

GUSTAVO – Ressuscitar seu cachorro.

JUNIOR DO CARMO – Evitar que alguém cole.

EUDES – Plantar maracujá em Alagoinha.

CELESMÁRIO – Trabalhar com P. Sérgio.

JOSIVAN - Na próxima edição..


PRO - REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC abriu inscrições para Curso Intensivo de Dança e Teatro. Podem participar professores, estudantes e servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 19 de março (sexta-feira), na secretaria da PROEC, no prédio do CTARN. As aulas vão ter início no dia 22 de março, nos horários tarde e noite, no Auditório do Centro de Convivência. As aulas de dança serão nas modalidades de dança de salão e dança de rua. Para cada turma estão sendo oferecidas 20 vagas.
Inscrições abertas de 15 a 19 de março de 2010, na PROEC
Início das Aulas: 22 de março de 2010
Local: Auditório do Centro de Convivência
Vagas: serão destinadas 20 vagas por turma
Público-alvo: alunos, docentes e servidores


TEM MAIS...AGUARDE..EM CONSTRUÇÃO...E NÃO ESQUEÇA DE VOTAR NA ENQUETE DO R.U.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estudantes através do DCE ocupam R.U de Pernambuco

Foi reaberto o Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no dia 15 de março (segunda feira) fruto de muita luta abaixo assinados, reabertura simbólica e vários atos promovido pelo Diretório Central dos Estudantes, mas a reitoria quer abrir o bandejão a preço de mercado, custando R$ 6 o almoço e R$ 5,20 a janta

Os estudantes organizados pelo seu DCE e seus Diretórios Acadêmicos, decidiram que não iriam se submeter a essa política de falta de assistência estudantil dentro da universidade e entenderam que este preço é uma afronta aos estudantes que com tanto sacrifício se mantém na Universidade.

Mais de duzentos estudantes pularam a catraca no primeiro dia de reabertura. Indignados pelos valores realizarem assembléia estudantil dentro do R.U. e decidiram ocupá-lo. No ínicio da noite o Reitor Vamar Correia não aquentou a pressão e voltou atrás e reduziu pela metade , chegando ao valor do almoço R$3,00 e R$ 2,60 o jantar e conceder gratuidade para 500 estudantes.

“Consideramos importante porque, em apenas um dia de protesto, conseguimos baixar pela metade. Mas R$3,00 ainda é muito caro. Nossa Meta é gratuidade para todos os estudantes. Por isso vamos dormir aqui e só sairemos quando conquistarmos a gratuidade” garantiu o presidente do DCE –UFRPE Yuri Pires, hoje (16/03) os estudantes forneceram feijoada a R$1,00 no almoço e no jantar iram fornecer sopa dentro do R.U., “ vamos provar para o reitor e para a universidade que é possível ter refeições por preço baixo” disse Yuri.

Alexandre Ferreira

Diretor de Assistência Estudantil da UNE

terça-feira, 30 de março de 2010


Vem aí a 4º Edição do Jornal mais comentado de todos os tempos!!!
Aguardem...